sexta-feira, 25 de junho de 2010

Panqueca e Hamburguer... de soja!!!

Gente, pensando em encrementar o final de semana, vamos deixar aqui dicas de refeições saborosas, proteicas e únicas. Bom Apetite!
.................................................
Panquecas de Carne de Soja

Primeiro você faz aquele refogado básico para molho de macarronada, mas com a Proteina Texturizada de Soja. Reserve.

Bata no liquidificador:
2 xícaras de leite,
2 ovos,
2 xícaras de farinha,
sal a gosto,
3 colheres (sopa) de óleo,
1 pitada de fermento em pó.
Deixe descansar uns 5 minutos e depois frite suas panquecas.

Recheie com o molho de soja, e leve ao microondas ou forno para aquecer.
Abaixo está na versão doce, que serve para um lanche de fim de tarde.
Proceda com a mesma massa, mas diminua o sal e coloque 3/4 de xícara de açúcar.
Frite suas panquecas e recheie com goiabada amolecida no fogo com um pouco de água.
Se quiser, recheie com mel, geléia de fruta ou doce de leite.

Agora vamos falar sobre hamburguer de soja, sim, porque nós vegetarianos comemos muito bem, sim, como qualquer outra pessoa, apenas fazemos substituições.
Aqui em casa eu deixo a soja de molho por uns 5 minutos, escorro em, aperto, lavo, deixo de molho de novo e faço o mesmo processo 3 vezes, até que saia toda aquela água amarelinha que contém o sabor mais forte da soja.
Espremo bem com as mãos, coloque cebola ralada, alho picadinho, salsinha e cebolinha picadinha, sal a gosto, 1 ovo, pãozinho amolecido em água e espremido. Misturo tudo muito bem, e vou dando a liga nesta massa com farinha de trigo. Dou forma nos bifinhos, coloco em uma tigela, intercalando os bifinhos com plástico para que não grudem um ao outro. Levo ao congelador por um dia. No dia seguinte é só fritar os bifinhos em pouquíssimo óleo, de preferência em anti-aderente e pronto, é só fazer os lanchinhos. Se quiser, pode comer seus bifinhos nas refeições mesmo. Viu? Sem mistério, sem sangue, sem morte...


Gentem, este fofinho acima é tão chegado aqui em casa, que quase entra no quarto do pc. Este fio é da antena da banda larga, eu uso via rádio, e este fio desce até a minha janela. Qualquer dia destes o "entrão" será encontrado aqui no sobrado... Afff....

18 comentários:

Blog da Pink disse...

Vou tentar fazer o hamburguer, espero que dê certo, porque não sou uma cozinheira muito animada...
A sua Toca é abençoada mesmo, até os passarinhos gostam de passear por aí ! Será que ele sabe que moram 9 gatos na casa ?
Bom fim de semana para todos os habitantes da Toca
Beijos
Laís

Pati Araújo disse...

Oi Ana,

Que receitas deliciosas e super práticas, adorei!
E os fofos estão lindos, acho o máximo quando eles conversam entre si, é muito engraçado *rsrs*
Desejo um ótimo fim de semana pra vcs, fiquem com Deus!!

Beijos :]

GRAÇA disse...

Tenho uma novidade para vosses no meu blog
Coisas tão boas....
Ronrons e bom fim de semana
Kika

Regina Bolico disse...

Oi Clara!
Já tinha lido as tuas receitas e achado ótimas. Uma que quero fazer é o pavê de amendoim, só que quero substituir o creme de leite comum pelo leite de soja.
A panqueca e o hamburguer também quero experimentar, só que substituindo o leite comum pelo de soja e os ovos por outra alternativa que dê a liga.
Fiquei muito feliz em saber que você é vegetariana.
Um abraço!

Verena disse...

Noossa que delícia...
É de dar água na bôca!!
Lambeijos e Ronrons
Pepi e Xixo

GatoFans disse...

huuuuum. muito apetitoso. me deu fome =|. uahuahuahauh.
Amei a fotinha do gatinho na salada. um sarro. auahuahuah.

Anônimo disse...

UMHHHHHHHHHHH!!!
A receita de hambúrguer eu já conheço e amo!!
Não sou vegetariana, pois não tenho dinheiro para comprar uma alimentação separada para mim.
Mas sempre que posso como essas delicias!
A da panqueca é nova para mim, vou tentar fazer ( a salgada), não gosto de doce :O
Esse passarinho é um charme!!
Deve estar querendo aparecer aqui no blog mais vezes.
Novo inquilino fofo!
Aqui no meu bairro há dois papagaios que voam livres. Eles vem comer na árvore em frente a minha casa todas as tarde, é uma delicia ver.

Beijos Ana!!

Juliana Maria Carvalho disse...

Adorei o seu blog! Aqui em casa tb é uma toca dos gatos, já que moro num quarto e sala e tenho 3 fofuras! Fiz essa panqueca com proteína de soja aqui em casa há poucos dias... Vou experimentar a doce. Bjs, passa lá no meu blog tb!

Juliana
www.casadiboneca.blogspot.com

Gisa disse...

Ah Ana Clara, tuas receitas me deixam com uma fome e eu ainda não jantei kkkkk Eu faço panqueca doce em camadas, com banana frita, açúcar e canela; também fica muito bom! Tu atrais mesmo os pássaros. Aqui em casa, no início eles desciam no pátio mas, com o número de gatinhos aumentando, sumiram... Acho que não é uma boa idéia para esse menino (ou menina) entrar na tua casa! Beijos mil e ótimo final de semana para todos vocês!

Arte dos Gatos disse...

Menina, eu adoro panqueca!!!
Ah, andei fazendo uma limpa lá no blog, vê se tá melhor de entrar agora!
bj

Dani Amor disse...

Ana,

A dieta vegetariana é muito saudável sim, diga-se de passagem. Não sou 100% vegetariana, mas, não sou ma uito chegada a carne, prefiro mesmo os legumes e verduras, aliás, meu prato favorito é "cozido", uma comidinha pra lá de completa.

Adoro tudo de soja, e nem ligo muito pro gosto forte. Amo almôndegas de soja e soja com macarrão parafuso ao forno. Tudo muito gostoso.
Valeu pelas dicas culinárias.

Bjs!

Ah! Tem selinho pra vc no Aventuras de Dothy e Mingau.

Nikita disse...

Hum cada coisa gostosa tem no seu blog. Mas, eu só posso comer ração...hehehe Gostei muito de seu blog, quando quiser dê uma passadinha lá no meu cantinho, tá bom??

Beijinhos e miadinhas da Nikita :)

Anônimo disse...

UI .... UI..... O teu fim de semana com todas essas guloseimas só pode ter sido óptimo.
Agora é só passar uma boa semana a esperar o próximo fim de semana.

Muitos ronrons com carinhos

Juliana Maria Carvalho disse...

Ai, eu ainda não sou completamente vegetariana, mas chego lá! Já fiz as panquecas com proteína de soja, e agora vou tentar fazer os hamburgueres. Adorei a toca dos gatos! Eu tb tenho 3 gatinhos que vivem fiscalizando o meu trabalho... Bjs!

Juliana
www.casadiboneca.blogspot.com

Socorro Melo disse...

Oi, Ana Clara!

Tô com agua na boca, hummmmmmm! Estão apetitosos.

Esse é o blog mais fofinho do mundo. Quanta ternura nesses gatinhos lindos!

Um grande abraço.
Socorro Melo

Dudinha Nariz de Bolinha disse...

Hmmm

que delicia...

abriu nosso apetite...

ahauahuaha

lambeijos

Camila disse...

hmmmmmmm, parece estar tudo uma delícia! Fiquei com vontade de comer a panqueca, você é mesmo uma cozinheira de mão cheia!
Beijos

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Oi, o seu numero da sorte é o 19, boa sorte!Bjs