sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Partituras

Queridos(as), nesta semana nos voltamos mais para meditar sobre o planeta, sobre nossas ações sobre ele, sobre a importância do nosso papel enquanto estamos aqui.
Então resolvi também deixar duas partituras voltadas ao tema, são elas:
PLANETA ÁGUA e AS BALEIAS.
Eu gosto muito destas músicas, e choro muito ao ouvir "As Baleias". Você já parou para ouvir a letra desta música? Conseguiu visualizar em seu coração cada palavra?
Somente um ser insensível demais encara ouvir isto sem chorar....

Então fica aqui para os meus amigos tecladistas, organistas e musicistas em geral estas duas partituras. Abram em uma nova janela, salvem e insiram no word para manipular a impressão sem cortes.

P.S.: O meu gatinho BULINHA é o único ser que eu conheço que aprende música enquanto dorme... he.... he...

Abraços em todos vocês, ^.^ Toca dos Gatos.


Oração à Mãe Terra


"Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra.
Pois é ela a doadora da vida.
Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela.
Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida,
E te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás.
Saibas que o sangue que corre nas tuas veias nasceu do sangue da tua Mãe Terra.
O sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela, borbulha nos riachos das montanhas, flui abundantemente nos rios das planícies.
Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra, o alento Dela é o azul celeste das alturas do céu e os sussurros das folhas da floresta.
Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra.
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra.
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra, que te rodeiam feito às ondas do mar cercando o peixinho, como o ar tremelicante sustenta o pássaro.
Em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra.
Ela está em ti e tu estás Nela.
Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltará novamente.
Segue portanto as suas leis, pois teu alento é o alento Dela, teu sangue o sangue Dela, teus ossos os ossos Dela, tua carne a carne Dela, teus olhos e teus ouvidos são Dela também.
Aquele que encontrou a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais.
Conhece esta paz na tua mente.
Deseja esta paz ao teu coração.
Realiza esta paz com o teu corpo."

(Oração a Mãe Terra - evangelho dos essênios)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Grito pelo planeta Terra

O triunfalismo ideológico capitalista não só matou as outras alternativas de vida que poderiam rivalizar com esse mercantilismo de almas como também botou a humanidade num transe consumista e egoísta, enquanto maximizamos nossos lucros a loucura ardilosamente nos ludibria fingindo que tudo isso é normal.
A velocidade da vida real hipnotizou o homo sapiens que destrói o planeta e mata os animais e a natureza sem pensar que ele também faz parte dela, o século XX trouxe a rosa radioativa de Hiroxima, o horror atômico, as bombas de Napalm que faziam a pele dos vietnamitas derreter, o racismo da cor de raça e dos sujeitos, mataram os grandes sonhadores, Martim Luther King, Che Guevara, de repente o futuro da ficção científica não tem mais graça, 2001 chegou sem odisséias no espaço, mas com um atentado terrorista de proporções épicas...homens-bomba, kamikazes, armas químicas, AIDS ...
Mas nem tudo é culpa do século XX, em outros séculos o homem já foi o lobo do próprio homem, escravizou seu semelhantes como se eles fossem animais, animais?
A crueldade humana parece não ter precedentes ou limites, hipnotizado pela ganância matam-se baleias e golfinhos com furiosos arpões e mancha-se o azul das águas com o sangue agonizante desses inocentes bichos, as focas do ártico que choram a morte de seus filhos que vão virar casacos no pescoço das madames e das modelos...se algum dia você tiver a triste oportunidade de ver como são mortos os animais como as raposas e outros que terão suas peles usadas para fazer casacos de pele, vai chorar como criança e jamais vai se esquecer dos gritos que eles desesperadamente emitem...como podemos matar animais só para enfeitar o pescoço de madames? O Luxo que é lixo...
Os bichos são nossos queridos irmãos, cresci assistindo ao “Mundo animal” e lembro-me do fascínio que eles me provocavam, cheguei a começar a cursar Agronomia , sempre gostei de insetos e animais, das formigas principalmente e todos meus animais de estimação são como membros da minha família, ter amor pelos bichos é um sinal de humanidade e de carinho com a natureza que nos permitiu evoluir até ao topo da cadeia alimentar...a ter sentimentos, a chorar e a sorrir...a pensar!!!
Matar um animal é um crime, existem culturas como a dos Esquimós ou de alguns índios que ainda se mata pela sobrevivência ou por defesa, matar por sobrevivência não por ganância ou violência é compreensível, mas matar para satisfazer caprichos, ferir animais apenas por diversão em rodeios e touradas é barbárie, é desperdiçar a inteligência que nos torna humanos, ainda há tempo de ouvir o clamor da natureza e dos seus bichos que pedem uma nova chance de existência no futuro.
Tenho medo, muito medo que meus netos no futuro não saibam o que foi a Amazônia, que eles apenas a conheçam pelos livros ou por programas de televisão, que eles só vejam animais encarcerados em zoológicos...o olhar de uma animal vale muito mais do que mil palavras, eles não precisam falar para sentirmos que eles nos amam, o uivado do lobo, o pio da águia, o abanar de um rabo, o latido carinhoso, o miado charmoso...a natureza fala de amor o tempo todo, as carícias do oceano e os carinhos dos ventos...verde que te quero verde...
A ganância vai nos matar, vai nos destruir e nos colocar em extinção e os papéis vão ser invertidos... as baleias vão sobreviver mais do que os humanos e um dia em seus cantos pelos oceanos vão alardear umas as outras:
“Salvem os humanos!”

André Luis Aquino

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Terra chora


A Terra chora, clama pela misericórdia do Pai Maior.
Por muitas eras tem sofrido abusos de todos os tipos, todos os tipos de violência e atrocidades. Ela sempre foi tratada como um depósito de onde se tira o que precisa e onde se joga o inútil.
Os seres humanos esquecem de que de onde sai a árvore, o fruto, precisa haver vida, senão, como esses milagres aconteceriam? Se se planta e nasce significa que existe vida.

Nesse longo caminhar do homem pelo planeta, ele não parou para pensar que este também era e é um ser que pulsa, que chora, que sente. Após tantos milênios de sofrimento, a Mãe Terra está prestes a devolver, em sua potencialidade máxima, todas as agressões sofridas.
A Terra diz um basta à violência. A Terra diz não à falta de amor dos humanos para com ela.
O homem acha que pode tudo, que é o senhor absoluto, que basta ter dinheiro para comandar. Esse mesmo homem está prestes a receber a grande, senão a maior lição de sua vida, onde ele verá que é apenas mais um grão de areia e não o gigante que se intitulava.
Como pode o homem, em sua arrogância, achar que controla a natureza, os rios, os mares, as chuvas e tempestades? Como pode ser tolo o bastante para se julgar maior do que o Ser que lhe dá o fruto, que lhe dá o que comer, e onde se abrigar? Somente sendo cego de coração e de alma para não enxergar sua fragilidade diante da fonte da vida, do Ser que proporciona o que lhe é necessário à vida.
Vivam a natureza, amem-na e compartilhem vosso amor com os seres que fazem parte dela. Tenham pensamentos, um só que seja, de amor para com ela. Ela os agradecerá.
Nós que tanto amamos a Mãe Terra, e que a vemos neste estado, nos entristecemos, pois em outras épocas, quando aqui vivemos, nós saudávamos a natureza, sua beleza, os rios, os animais, e só os abatíamos, só usávamos a Mãe Terra para extrair o alimento necessário, nunca para um simples deleite.
Vivemos em época onde a natureza e os animais nos davam belas lições e agradecíamos a eles o aprendizado. Não costumávamos escravizar nenhum ser, por mais animalizado que fosse. Deixamos belas lições que foram apagadas e esquecidas com o tempo. Se o homem mata o seu semelhante por simples prazer, por que não achar que faria o mesmo com a Terra?
Momento de grande arrependimento virá, mas será tarde para essa lição.

Resta-nos apenas esperar que o que se passar nesses momentos fique registrado em vossos espíritos para que em outra época, em outra vida possam simplesmente respeitar a vossa própria vida.
Eu a saúdo, vós que me conheceis a muitos éons.
Eu sou conhecido como “ Águia Dourada”.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Torta de Maçã

Ingredientes da Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
2 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (chá) de fermento em pó.
Misture tudo em uma vasilha e mexa até formar uma bola que irá soltar das mãos.
Forre uma forma retangular grande (número 3). Não precisa abrir com o rolo, dá para forrar com as mãos mesmo, é uma massa muito boa que não gruda nas mãos.

Agora prepare o recheio:
Descasque e pique de 5 a 6 maçãs (verdes ou não)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
canela em pó a gosto.
Eu tinha aqui sobrando umas passas do Natal, então coloquei, mas sempre fiz sem, ok?
(è só para explicar os pontinhos pretos da foto, rs,rs,rs...)

Pronto, coloque tudo sobre a massa e leve a assar em forno médio até observar que a massa está assada e que o recheio apurou, ok?

Bom apetite... sirva com o chá abaixo e seja sempre feliz... TOCA DOS GATOS.

Chá da gratidão

Conta-se que numa ocasião de inverno muito rigoroso, quando a neve caía fortemente, cobrindo as árvores e as casas, um velhinho perdeu-se em um pinheiral. As árvores brancas e gélidas não agasalhavam o infeliz ancião que, por fim, caiu exausto e enregelado ante a falta de proteção. Felizmente, a poucos passos dali havia um casebre de madeira, de onde seus ocupantes, ouvindo gemidos, saíram dispostos a prestar qualquer ajuda.
Foi quando encontraram o pobre velhinho encolhido sobre o seu pequeno fardo e o conduziram para dentro da casa, repartindo com ele o que de melhor dispunham entre roupas e alimentos. Após tomar a refeição quentinha que o reanimou, o velhinho retirou do interior do seu fardo algumas folhas quase secas, esmagou-as e com elas preparou um chá tão delicioso quanto reconfortante, repartindo-o com os demais. Passou ali aquela noite fria, dormindo na melhor cama e cobrindo-se com os cobertores mais expessos que possuíam.
Foi, sem dúvida, um sono tranqüilo e recuperador. Ao amanhecer do dia seguinte, quando já o sol enviava os seus primeiros raios, as pessoas da casa, levantando-se, foram saber como o pobre velhinho havia passado aquela noite.
Ficaram, entretanto, surpreendidos ao constatarem que ele não se encontrava mais na cama e nem em qualquer outro lugar da casa. Mas sobre o fogão aquecido pousava um bule de chá fumegante e lá fora, bem ao lado do casebre, observaram que havia uma árvore plantada. Aquela era uma demonstração de reconhecimento e gratidão deixada pelo velhinho diante do muito que ali recebera.
O tempo se passou e a árvore se desenvolveu, crescendo sadia e viçosa. Suas folhas eram exatamente iguais àquelas já ressecadas que o pobre velhinho usara para fazer aquele tão delicioso chá, na dura noite de inverno, quando fora encontrado e trazido para o casebre. Talvez por haverem procurado matar a fome e o frio sofridos pelo velhinho, deram ao arbusto que ele plantou o nome de erva-mate.
Dizem, através da lenda, que foi a partir dali que as pessoas passaram a conhecer e a usar dessa nova bebida deliciosa e tonificante.
A prática do bem abre as portas à satisfação íntima e pessoal, mas também deixa um saldo credor positivo que inegavelmente, um dia, há de ser corrigido com lucros incalculáveis para quem o exercita.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O espírito dos animais

Animais têm espírito?
A resposta a esta pergunta é absolutamente afirmativa.
Sim! Pois se os animais têm uma inteligência que lhes dá uma certa liberdade de ação, há neles um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo.
** O Livro dos Espíritos – Allan Kardec

São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. Considera-se, às vezes, como afronta ao gênero humano a aceitação dessas verdades.
Assim vejamos, resumidamente, a seqüência dos acontecimentos, tendo por base os livros -
A Origem da Humanidade, de Gunter Haaf, 1979 e A Vida na Terra, de David Attengorough, 1981.
## Idade da Terra – 4,3 bilhões (Bi!) de anos.
## Primeiras plantas e animais pluricelulares – 1,7 bilhões (Bi!) de anos
## Primeira espécie do gênero humano ( Homo Habilis) – 2 milhões (Mi!) de anos.
Por aí vemos que o homem chegou ao planeta depois, muito depois de uma infinidade de formas de vida, vegetais e animais.
Chegou assim por dizer na última hora, nos últimos minutos!
Assim quando se ouve que “os animais existem para servir ao homem” – e este é um conceito estabelecido em nossa cultura - isso soa muito esquisito, porque essa colocação não é justa nem verdadeira. Se assim fosse, isto é, se os animais existissem apenas para nos alimentar, nos vestir e nos auxiliar, por que razão teriam vivido, em milhares de espécies, durante milhões de anos, antes de nosso surgimento?

É o caso dos dinossauros, por exemplo, que surgiram e desapareceram sem nos conhecer!
Penso que grande parte do chamado carma-coletivo da espécie humana deve-se ao sofrimento que ela vem impondo aos animais, em todos os tempos.
Não é chegada a hora de olharmos para eles, senão com ternura, pelo menos misericórdia?

Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua gradativamente a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento, depois da grande transição.

Por que existem os animais?
Penso que basta entender que eles existiram e existem por razões intrínsecas a si próprios, a matéria compartilhando com o princípio inteligente, sua evolução.
A verdade é inexorável: nós mesmos é que já existimos, neles!
Não há animais de um lado e nós, seres humanos, de outro.
Somos todos espíritos na vivência dos infinitos degraus do processo evolutivo, do qual os seres humanos por mais que sua pretensão assim o deseje, não representa um ponto final.
Fonte:

Adaptado de: “A Questão Espiritual dos Animais”, Irvênia Prada, Editora FE.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A menina do vestido azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local no mais lamentável estado: suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o humilde mestre: "é uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul."
Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe sentiu que era pena se, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas.
Ao fim de uma semana, disse o pai: " Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços. Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?" E assim fez o pobre casal.
Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências. Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, quando por isso passou um religioso que, bem impressionado, disse: "é lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro.
Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem.
E pensar que tudo começou com um vestido azul.
Não era intenção daquele obscuro professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país.
Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, do qual se desencadeou toda aquela transformação.
Historinha para criança?
Talvez....
Mas não será necessário acreditarmos, de vez em quando ao menos, em historinhas para crianças, para que possamos ser felizes e realizar algo de bom?
Não, que não aceitamos o mundo como está, fazemos a nossa parte ( pequena embora ) a fim de que o mundo seja melhor?
Não, que repudiamos as gerações anteriores, porque construíram a guerra, estamos construindo a paz em volta de nós, nos lugares em que vivemos e nem sempre convivemos?
Porque é difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada.
Porque é difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul.
(ad)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Biscoitos

Certo dia uma moça estava à espera de seu vôo na sala de embarque de um aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas resolveu comprar um livro para matar o tempo e também comprou um pacote de biscoitos. Então ela achou uma poltrona numa parte reservada do aeroporto para que pudesse descansar e ler em paz. Ao lado dela se sentou um homem.
Quando ela pegou o primeiro biscoito, o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada.
Ela pensou para si: Mas que "cara de pau". Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse. A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo à deixava tão indignada que ela não conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou: O que será que o "abusado" vai fazer agora?
Então o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Aquilo à deixou irada e bufando de raiva.
Ela pegou o seu livro e as suas coisas e dirigiu-se ao embarque. Quando sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela o seu pacote de biscoito estava ainda intacto, dentro de sua bolsa. Ela sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas. O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir indignado, ao passo que isto lhe deixara muito transtornada.

Quantas vezes em nossa vida nós é que estamos comendo os biscoitos dos outros, e não temos a consciência de que quem está errado somos nós??!!!. (ad)



Agradeço ao carinho dos seguidores, dos visitantes que por aqui passam, que deixam sua marca carinhosa, seja num comentário, seja numa lembrança desta casa. Sejam sempre Bem-Vindos, pois cada imagem, cada palavra postada aqui é movida com carinho para tocar seu coração. Tuka, com certeza um dia tomaremos um lanche juntas, cada qual com sua receita especial. Beijos, muito obrigada pelos comentários, é muito bom saber que do outro lado da telinha há alguém interagindo conosco aqui.

Tenham todos um lindo final de semana.

^.^Toca dos Gatos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Agradecer

Lembremos sempre de agradecer por tudo, somos pessoas privilegiadas, moramos em lugares privilegiados, longe das intempéries do tempo, das catástrofes da natureza, estamos nos melhores lugares, na melhor região do país, longe da fome e da dor.
Após tudo o que estamos vendo no Haiti, pessoas que para sobreviver comem barro... gente, pelo amor de Deus, reclamar do quê? :0(((

Embora eu aperte meus ouvidos e reclame quando o despertador soa, obrigado, Senhor pois eu posso ouvir. Há muitos que são surdos.
Embora eu mantenha meus olhos fechados contra a luz matutina, obrigado, Senhor pois eu posso ver. Muitos são cegos.
Embora me seja difícil levantar da cama de manhã, obrigado Senhor, pois eu tenho a força para me levantar. Há muitos que estão acamados.
Embora a primeira hora de meu dia seja sempre apressada, quando as meias estão perdidas, o café da manhã é queimado, a paciência é pequena e minhas crianças falam tão alto, obrigado, Senhor, pela minha família. Há muitos que estão sós.
Embora nossa mesa de café da manhã nunca se pareça com os anúncios em revistas e o cardápio está às vezes desequilibrado, obrigado, Senhor, pela comida que temos. Há muitos que têm fome.
Embora a rotina de meu trabalho seja freqüentemente monótona, obrigado, Senhor, pela oportunidade de trabalhar. Há muitos que não têm nenhum trabalho.
Embora eu murmure e lamente meu destino a cada dia e deseje que minhas circunstâncias não sejam tão modestas, obrigado, Senhor, pela vida!
Todos os dias seja grato pelo que você é e pelo que você tem...
Não se esqueça nunca de agradecer, sempre!
Segue uma receita muito saborosa, sem carne LÓGICO, mas que enriquece o prato e a alma de quem come. Bom Apetite!! ;0)))

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quarta com bolo

Queridas(os), passando por aqui hoje para desejar a todos vocês uma excelente quarta-feira, e deixar uma ótima receita de bolo de laranja.
É a quarta com bolo muito econômico e saboroso.
Abraços, bom lanchinho, ^.^ Toca dos Gatos.

BOLO DE LARANJA SUPER ECONÔMICO
Bater no liquidificador uma laranja inteira, com casca, bagaço, retire apenas as sementes para não amargar. Bata com 4 ovos inteiros, 1 copo pequeno de óleo, e dois copos pequenos de açúcar. Retire e junte a dois copos de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó. Leve a assar. Quando pronto, se quiser encrementar, regue com suco de laranja adoçado, ou leite adoçado, ou suco de laranja misturado com leite condensado e polvilhe coco ralado. Hummm.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

13 maneiras para desmotivar alguém

Não sou supersticioso, mas geralmente, com exceção do Mário Jorge Lobo Zagallo, o número 13 é visto como um número associado ao azar. Isto é tão verdade que em alguns países não existem o 13º andar nos prédios e nem a poltrona de número 13 nos aviões. Sendo ou não um número do azar, aqui vão 13 dicas que se bem usadas com certeza lhe trarão um azar profissional e na sua vida como um todo,muito grande.
Vamos a elas:
1. Diga para uma pessoa que ela é um erro, que tudo o que ela faz dá errado. Esta é uma das formas eficazes de incutir em uma pessoa o gene do fracasso. Quando dizemos a uma pessoa que ela é um erro lhe tiramos o seu valor. E quando isto acontece, as pessoas começam a se “vender” por pouco. Por muito pouco largarão o emprego, por muito pouco poderão roubar e desviar dinheiro e enfim, por muito pouco já não se interessarão pelo bem estar da companhia.
2. Não dê confiança a uma pessoa. Quando não damos confiança a uma pessoa estamos praticamente deixando claro que sabemos que um dia ela irá nos trair. É como se eu dissesse a alguém de maneira indireta “Olha eu estou de olho em você, sei que se der mole você vai me sacanear!” Por incrível que pareça não confiar é a melhor maneira de ser sacaneado. A pessoa pensa “Bem, já que ele espera que eu faça isso, é isto que eu vou fazer!” Claro que confiança nunca foi sinônimo de falta de prudência. É lógico que não vou contratar como financeiro da minha empresa alguém em quem eu não confie, mas existem muitos níveis de confiança para serem praticados.
3. Trate-a como um número. Quando tratamos as pessoas simplesmente como um número produtivo que pode ser substituído a qualquer momento criamos pessoas individualistas, que não entendem seu papel no processo produtivo. Além disso, a falta de confiança é apontada como sendo uma das principais causas da desmotivação no trabalho.
4. Não ouça suas opiniões e pode-a toda hora. Além de minar a criatividade, podar as opiniões e não ouvir as pessoas deixam-as desanimadas e imparciais a situação da empresa. Não espere que agindo assim seus funcionários fiquem alguns minutos a mais por dia trabalhando ou que “vistam a camisa da empresa”. Só se sente participante quem opina e vê que ao menos suas sugestões são ouvidas sem interrupções e preconceitos.
5. Quando uma pessoa errar diga pra ela que você sabia que isto ia acontecer. Ah eu sabia que você não era capaz! Esta é uma maneira poderosa de desmotivar uma pessoa e fazer com que ela desconfie do seu potencial não chegando a se desenvolver. Uma pessoa que ouve muito isto se torna temerosa. Lembro-me de um colega no primeiro grau que todo jogo (todo jogo mesmo!!!) fazia um gol contra. Antes do jogo começar as pessoas já diziam: “Ei, o Fulano fica para o time de vocês!” O nervosismo do rapaz em não fazer gol contra era tão grande que advinhem!? Ele acabava fazendo gol contra.
6. Não reconheça os acertos das pessoas. Embora eu também acredite que as pessoas devem ser as melhores naquilo que fazem independente de qualquer outro motivo tenho a certeza de que reconhecimento é muito importante. É através deste “reforço positivo” que deixamos claro do que gostamos e incentivamos estas atitudes para que se repitam. Deixamos claro que estamos observando as pessoas e que nos preocupamos com suas atitudes. Também mostramos que não vemos só as deficiências, mas também valorizamos os acertos e idéias criativas.
7. Quando a pessoa tiver uma idéia brilhante diga que ela é paga para isto mesmo. É melhor dar uma cacetada em alguém do que dizer isto. Certamente você que esta lendo este artigo deve estar pensando. Ai, vou enviar este artigo pro meu chefe. Ou ainda vou imprimir um papel deixar na mesa dele e sair correndo. Claro que as pessoas são pagas para terem um bom desempenho, mas isto não significa que devem ser desvalorizadas e esnobadas por isto. Na verdade, a mesma pessoa que fala coisas deste tipo é a mesma que diz que na sua empresa o funcionário “não deve pensar” somente trabalhar. Só tenho uma coisa a dizer sobre estas pessoas: Faça uma previdência privada bem gorda. E urgente!
8. Brigue muito por pouca coisa. Existem gerentes e pessoas que são os verdadeiros chatos. Brigam com o funcionário por 2 minutos de atraso que só aconteceu em 6 meses. Querem a cafeteira virada para o norte, querem que a funcionária use batom rosa em vez do vermelho e coisas deste tipo.
9. Use dois pesos e duas medidas. Uma excelente maneira de desmotivar pessoas é em uma mesma ou similar situação tratar duas pessoas de maneiras distintas. Uma é exaltada a outra é xingada e, no entanto, a situação é parecida. Isto faz com que as pessoas comecem a perceber que as panelinhas se dão bem naquela empresa. Elas tentarão entrar para panela, custe o que custar, ou abandonarão a sua empresa ou, pior ainda, começarão a sabotá-la.
10. Seja relaxado e faça de conta de que não está nem aí. Pior que o chato é aquele que é alheio a todas as coisas. Não está nem aí com resultados, com nada. Nem com a funcionária ligando pro namorado no Japão, nem para o garoto jogando paciência em horário de trabalho. Isto desmotiva porque os funcionários percebem que se nem o dono entrou no barco porque eles deveriam entrar?
11. Ache-se superior as pessoas. Alguns se esquecem de que cargos, cartões de crédito, carros, são simplesmente coisas. Esquecem-se que mais importante do que TER é SER uma pessoa excelente. Talvez acreditem que vivam mais por terem cargos gerenciais ou de diretoria. Não é porque temos mais que somos mais. Existem dois tipos de pessoas que desmotivam as pessoas desta maneira: aqueles que pensam que são deus e aqueles que tem “certeza” que são deus.
12. Seja indiferente com elas. Não responda quando lhe cumprimentarem, não olhe as pessoas nos olhos, finja que não as conhece e nem se dê conta da presença delas.
13. Xingue-as e critique-as na frente dos outros. Chame-as de “burro”, ignorantes, irresponsáveis, incapazes. Pior, faça isto com freqüência e em voz alta na frente dos outros. É uma das maneiras mais eficazes de fazer com que os índices de suicídios aumentem.
Daniel Godri jr.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Homens x Animais

Autora: Silvia Scmidt, "The Humancat" http://www.humancat.com.br/

No nosso dia-a-dia é comum ouvirmos frases em que aparecem comparações entre o homem e o animal.Se bem observarmos, veremos que geralmente ocorrem essas comparações para se definir uma situação difícil, como por exemplo: "Aqui me tratam como a um cachorro!" ou "Hoje trabalhei feito um cavalo!".
São frases que bem retratam a educação de uma sociedade, e o que é pior, da nossa sociedade. Atentando para o verdadeiro teor dessas frases, podemos perceber quão pouco são respeitados nossos animais. Você já notou o crescente número de cães velhos e doentes que perambulam pelas ruas da sua cidade? Saiba que já tiveram donos e a maior parte deles foi abandonada (excetuando-se aqueles que infelizmente perderam-se ao se distanciarem demais de suas casas). Outros animais, a exemplo dos gatos, são covardemente perseguidos até a morte. Covardemente, sim, pois são seres naturalmente úteis e indefesos. "Ninguém chuta gato morto"- Quem já não ouviu este dizer? Todos ou quase todos os dias vemos burros ou cavalos puxando pesadas carroças. Você sabia que considerável parte desses animais, quando velhos, cansados, às vezes cegos, são sacrificados ou abandonados por seus donos, não recebendo, portanto, o mínimo sentimento de gratidão por tantos anos de serviços prestados? É comum ouvirmos esta frase: "Aqueles apartamentos parecem gaiolas. Não dá pra agüentar!" - Aqui lembramos daquelas aves que são arrancadas de seu hábitat natural para viverem em minúsculas gaiolas, assim como o pássaro preto, sabiá laranjeira, o papagaio, a arara e etc... Saiba que o comércio dessas aves é proibido por Lei e você pode e deve denunciar aqueles que praticam esse tipo de comércio. Há pouco tempo ouvimos alguém dizer: "Esse médico quer nos fazer de cobaias!"- Veio-nos à lembrança a vivissecção. Você sabe o que é vivissecção? Se não souber, pergunte a médicos, estudantes de medicina, biologia, etc. E eles lhe dirão: são experiências feitas em gatos, cães e outros animais vivos, que têm seus corpos abertos para estudos e depois, muitas vezes são mortos e jogados no lixo." É necessário que tudo isso tenha fim. A Natureza deve e merece ser preservada, não só pelo respeito que lhe é devido como também pelas conseqüências terríveis que podem advir do desequilíbrio do relacionamento homem-animal.. .
Você pode ajudar!
Lembrando o chamado de Cristo:"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei". Em nenhum momento tem-se que Ele se dirigia apenas aos homens.
Ame os animais assim como Deus o ama: GRATUITAMENTE.
Você pode!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A compaixão dos animais

Stanley Milgram pediu a alunos da graduação de Yale que dessem choques potencialmente letais nos sujeitos de um experimento diabólico que realiza para simular o que acontecia no julgamento de Eichmann, em Jerusalém.
Os resultados foram dolorosos de se ver: para que a maioria dos estudantes se dispusesse a dar o choque bastava que lhes fosse dito por alguém que julgassem estar no poder.

De onde vem essa falta de compaixão? Será que nos distanciamos de uma inclinação mais natural para ajudar, que seria saudável para a nossa espécie, ou estamos simplesmente seguindo nossa natureza pré-programada?
O animal que vive em comunidade aprende o valor de ajudar outro indivíduo. Ratos relutam em pressionar uma alavanca para obter comida se isso também provoca um choque no companheiro.
Eles invariavelmente pressionarão uma alavanca que não cause o choque, e alguns irão preferir até mesmo privar-se de comida para não machucar os amigos.
Talvez seja esse o motivo que faz dos ratos bons companheiros, razão de o Rattus Norvegicus ser tão afetuoso com as crianças.

Esses experimentos com ratos intrigam os cientistas. Eles não esperavam encontrar evidências de compaixão entre roedores.
..................
Reeona


Reeona, uma rottweiler de dois anos e meio, quando filhote fora tão maltratada que, quando finalmente conseguiu um novo lar, durante um semana ninguém conseguiu sequer tocá-la.
No momento de um terremoto, depois que Reeona sentiu o chão tremer e ouviu gritos vindos da casa da frente, ela arrombou uma porta, pulou três cercas – coisa que nunca tentara fazer antes – e invadiu a casa do vizinho, onde encontro uma menininha de cinco anos, Vivian Cooper, apavorada e aos berros na cozinha.
Reeona empurrou a menina contra o armário e, com o seu corpo peludo de 50 quilos, sentou-se ao lado dela para que se acalmasse. Alguns segundos depois, as vibrações do terremoto fizeram com que o microondas caísse em cima da geladeira e se espatifasse no chão, justo no lugar onde Viviam estivera antes de Reeona empurrá-la de encontro ao armário.
Embora tivesse visto poucas vezes a cachorra e sempre demonstrara medo dela, a garotinha abraçou Reeona, afundou o rosto em seu pelo e manteve-se agarrada a ela enquanto o terremoto não passou. Reeona protegeu e acalmou a menina – e, com sua presença reconfortante, evitou que ela entrasse em choque, como sempre acontecia quando ficava em pânico.


É comum que gatos e cachorros ajudem as pessoas em ocasiões de desastre natural. Com uma estranha capacidade de prever o futuro, algumas criaturas chegam a nos avisar do perigo antes mesmo que ele aconteça.
...................

Toto

Toto, um gato rajado italiano, miou, arranhou e correu de lá para cá pela casa. Depois que finalmente conseguiu fazer com que a família saísse para o quintal, o monte Vesúvio entrou em erupção. A família de Toto observava de um lugar seguro quando a lava derretida arrasou o vilarejo onde moravam, matando trinta de seus vizinhos.

Fonte: “A Compaixão dos Animais”, Kristin Von Kreisller, Editora Cultrix

“E há no olhar do animal mudo, palavras que só entende a alma dos que sabem”.
Poeta Hindu

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O caminho das sementes



A semente não pode saber o que lhe vai acontecer, a semente jamais conheceu a flor. E a semente não pode nem mesmo acreditar que traga em si a potencialidade para transformar-se em uma bela flor.
Longa é a jornada, e sempre será mais seguro não entrar nessa jornada, porque o percurso é desconhecido, e nada é garantido. Nada pode ser garantido.
Mil e uma são as incertezas da jornada, muitos são os imprevistos e a semente sente-se em segurança, escondida no interior de um caroço resistente. Ainda assim ela arrisca, esforça-se; desfaz-se da carapaça dura que é a sua segurança, e começa a mover-se.
A luta começa no mesmo momento: a batalha com o solo, com as pedras, com a rocha. A semente era muito resistente, mas a plantinha será muito, muito delicada, e os perigos serão muitos.
Não havia perigo para a semente, a semente poderia ter sobrevivido por milênios, mas para a plantinha os perigos são muitos. O brotinho lança-se, porém, ao desconhecido, em direção ao sol, em direção à fonte de luz, sem saber para onde, sem saber por quê. Enorme é a cruz a ser carregada, mas a semente está tomada por um sonho, e segue em frente.
Semelhante é o caminho para o homem. É árduo. Muita coragem será necessária.
Existem pequenas flores silvestres que enfrentam o desafio das rochas, das pedras em seu caminho, para aflorarem à luz do dia.
Envoltas em uma brilhante aura de luz dourada, elas exibem a majestade do seu pequenino ser. Sem nenhum constrangimento, equiparam-se ao sol mais brilhante.
Quando nos defrontamos com uma situação muito difícil, há sempre uma escolha: podemos ficar repletos de ressentimentos e tentar encontrar alguém ou alguma coisa em que pôr a culpa pelas nossas dificuldades, ou podemos enfrentar o desafio e crescer.
As flores nos mostram o caminho, na medida em que a sua paixão pela vida as conduz para fora da escuridão, para o mundo da luz.
Não há nenhum sentido em se lutar contra os desafios da vida, ou tentar evitá-los ou negá-los. Eles estão aí, e se a semente deve transformar-se na flor, precisamos passar por eles.
Seja corajoso o bastante para transformar-se na flor que você foi feito para ser.
Gilson Chveid Oen

domingo, 3 de janeiro de 2010

para refletir

É engraçado como os dias sempre se repetem, as semanas vão, os meses e agora estamos deixando um ano para trás.
Mais um ano se despede e entra para o nosso livro de memórias, para as nossas lembranças.
E se for para lembrar que seja somente dos bons momentos, das boas pessoas que passaram em um dia qualquer. Um instante qualquer, mas aquela foi a eternidade deste momento.
E se for para continuar a lembrar que lembremos também dos erros que foram e serão escadas para a nossa grande caminhada.
Somos eternos aprendizes!
E se for para aprender que tenhamos coragem para aprender a nos amar e amar a todos a nossa volta!
E se for para amar que seja no real e verdadeiro sentido da palavra, que seja toda a sua extensão e compreensão.
E se for para compreender que seja a lógica do perdão e que começe por você. Joga a culpa no lixo e dá a volta por cima.
O tempo é eterno para isso, mas se quisermos ele será também muito doloroso.
Somos o que queremos e principalmente o que pensamos.
E se for para pensar que seja sempre para o lado positivo dos momentos e das pessoas. Principalmente nos momentos de aflição.
Qual a graça em pensar positivo nos momentos de alegria, de extase e de euforia????
Portanto aproveite esta grande noite que foi criada só para você e voe, mas voe bem alto. Sonhe e tente transformar seus sonhos em realidade mas tenha sabedoria e criatividade o suficiente para pô-los em prática. Pois sonhos sem ação não acontecem, morrem sonhos.
E se for para por em prática que você antes trace um plano de metas, organize seus passos e assim você descobre que a responsabilidade surge quando deixamos de culpar os outros pelos nossos erros e vacilos.

Pense nisso, acredite, e sejas feliz!
Recebam todos o abraço da Toca dos Gatos ^.^

sábado, 2 de janeiro de 2010

Feliz 2010 para todos vocês!

Este ano veio para ajudar você.
Comece-o bem, imaginando que será agradável, de paz.
Sinta-se entrando num jardim: lindas flores,
perfumes, brisas, contentamento, elevação.
Ou numa reunião de pessoas muito queridas:
amizades, sorrisos, abraços.
O ano fará milagres?
Dará sustos, trará surpresas?
E você vive para que?
Não é para aperfeiçoar, alcançar a paz, a felicidade, e
saber amar, mesmo entre os espinhos e roseiras?
Inicie o ano e termine-o sob as bênçãos de Deus.
O ano é de amor e quer aumentar o que você tem de
bom, as suas luzes, esperanças e realizações.

Lourival Lopes
Extraído de "Paz todo dia".
...........................
Minha amiga Neiva me enviou estas dicas para uma vida melhor em 2010, seguind0-as além de ganhar saúde, qualidade de vida, podemos amenizar um pouco o sofrimento do planeta e dos seres amados, nossos irmãos, os animais. SEJA VEGETARIANO!
No link abaixo, vocês terão acesso ao seu jornal, que corre gratuitamente em Poços de Caldas http://www.jornalsociedadeanimal.com.br/







.................................
Onde encontrar a paz?
O mundo de hoje é muito hostil e as pessoas pensam cada vez mais somente em si próprias. E é neste contexto que ocorrem situações de disputas, quer seja entre pessoas ou nações, cada um querendo ser melhor que o outro. Deus tem sempre uma palavra de consolo para os seus filhos, dando-lhes tranquilidade nas mais diferentes situações, por mais difíceis que elas sejam. É por isso que as palavras de Jesus se tornam um bálsamo para nós, quando ele diz: “por estarem comigo, vocês terão paz... eu venci o mundo”. Através de Jesus, temos paz com Deus e vivemos a alegre expectativa do encontro com ele, nos céus. Não estamos sozinhos, pois ele nos acompanha em cada passo.
Oremos: Querido Jesus, obrigado por vencer o mundo. Isto nos deixa aliviados e felizes. Obrigado porque, contigo, podemos ter paz. Amém.
“Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” (João 16.33)