domingo, 24 de janeiro de 2010

Chá da gratidão

Conta-se que numa ocasião de inverno muito rigoroso, quando a neve caía fortemente, cobrindo as árvores e as casas, um velhinho perdeu-se em um pinheiral. As árvores brancas e gélidas não agasalhavam o infeliz ancião que, por fim, caiu exausto e enregelado ante a falta de proteção. Felizmente, a poucos passos dali havia um casebre de madeira, de onde seus ocupantes, ouvindo gemidos, saíram dispostos a prestar qualquer ajuda.
Foi quando encontraram o pobre velhinho encolhido sobre o seu pequeno fardo e o conduziram para dentro da casa, repartindo com ele o que de melhor dispunham entre roupas e alimentos. Após tomar a refeição quentinha que o reanimou, o velhinho retirou do interior do seu fardo algumas folhas quase secas, esmagou-as e com elas preparou um chá tão delicioso quanto reconfortante, repartindo-o com os demais. Passou ali aquela noite fria, dormindo na melhor cama e cobrindo-se com os cobertores mais expessos que possuíam.
Foi, sem dúvida, um sono tranqüilo e recuperador. Ao amanhecer do dia seguinte, quando já o sol enviava os seus primeiros raios, as pessoas da casa, levantando-se, foram saber como o pobre velhinho havia passado aquela noite.
Ficaram, entretanto, surpreendidos ao constatarem que ele não se encontrava mais na cama e nem em qualquer outro lugar da casa. Mas sobre o fogão aquecido pousava um bule de chá fumegante e lá fora, bem ao lado do casebre, observaram que havia uma árvore plantada. Aquela era uma demonstração de reconhecimento e gratidão deixada pelo velhinho diante do muito que ali recebera.
O tempo se passou e a árvore se desenvolveu, crescendo sadia e viçosa. Suas folhas eram exatamente iguais àquelas já ressecadas que o pobre velhinho usara para fazer aquele tão delicioso chá, na dura noite de inverno, quando fora encontrado e trazido para o casebre. Talvez por haverem procurado matar a fome e o frio sofridos pelo velhinho, deram ao arbusto que ele plantou o nome de erva-mate.
Dizem, através da lenda, que foi a partir dali que as pessoas passaram a conhecer e a usar dessa nova bebida deliciosa e tonificante.
A prática do bem abre as portas à satisfação íntima e pessoal, mas também deixa um saldo credor positivo que inegavelmente, um dia, há de ser corrigido com lucros incalculáveis para quem o exercita.

Nenhum comentário: