sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nosso lixo de cada dia

Gente, o texto é um pouco longo, mas vale muito apena a sua leitura, e principalmente, colocar em prática, pois esta atitude reverte a nosso próprio favor e em favor de um futuro nao tão distante assim.
Abraços, sempre fraternos, da Toca dos Gatos.



01/12/2008 - Nosso lixo de cada dia
Em tempos de aquecimento global, a coleta seletiva ganhou papel de destaque. Separar papel, plástico, metal e vidro do lixo orgânico (cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, folhas e galhos de plantas) tornou-se um comportamento obrigatório para o cidadão preocupado com o futuro do planeta. Mas a verdade é que a reciclagem não é a saída mais eficaz para resolver o problema do lixo.
É isso mesmo: mais importante do que dar o destino certo para aquilo que é jogado fora é aprender a reduzir a quantidade de lixo, já que nem sempre há aterros sanitários suficiente para atender à demanda da população. E, ao contrário do que muitos podem pensar, essa não é uma tarefa impossível. O segredo é seguir o princípio dos três "erres": reduzir, reaproveitar e reciclar.

Diagnóstico do lixo
Pode parecer esquisito, mas o primeiro passo é fazer uma análise detalha do lixo produzido. Verifique se tudo o que foi descartado poderia não estar ali. Por exemplos: filtros e guardanapos de papel podem ser substituídos pelos modelos de tecido.

Consumo consciente
Acredite, prestar atenção ao que é colocado na sacola faz bem ao seu bolso e à natureza. Antes de sair às compras, faça uma listinha daquilo que é necessário. Outra dica para evitar levar para casa coisas supérfluas é se questionar se o objeto desejado é realmente essencial: "será que eu preciso disso?". Lembre-se que, quanto menor for sua compra, menor é o valor a ser pago e menor será seu descarte. Quer maneira mais eficaz de reduzir o tamanho do lixo? É o primeiro R entrando em ação.

Nosso lixo de cada dia
As embalagens também são um ponto a ser considerado. Dê preferência àquelas que tenham o símbolo da reciclagem, que sejam retornáveis ou que possam se reutilizadas - mais um R!

Mas quando reciclar? A verdade é que a reciclagem deve entrar somente depois que todas essas etapas já foram descartadas.

Sacola ecológica
As sacolas plásticas tornaram-se um grande problema para o meio ambiente. Além de demorarem de 30 a 40 anos para se decompor, são uma ameaça para alguns animais, como as tartarugas marinhas, que as confundem com as águas vivas, sua refeição favorita, e correm o risco de morrerem sufocadas.
Por isso, é muito importante levar de casa a sacola para fazer as compras.

Adubo caseiro
O que você faz com o lixo orgânico - cascas e restos de frutas, verduras e legumes, folhas secas e verdes, galhos pequenos, cascas de ovos, cinzas, ossos picados e restos de comida em geral? Já pensou em reservar um cantinho do seu quintal ou da sua varanda para fazer uma composteira?
Não, isso não é só para quem tem muito espaço. Hoje em dia, já é possível encontrar modelos de composteira que não ocupam muito espaço. O composto que se forma pode ser usado para adubar suas plantas, seu jardim ou sua horta.
E agora? Que tal começar a rever seu lixo?

Um comentário:

Maira disse...

Tenho vários textos como este, e já os enviei para muitas pessoas. Estou tentando fazer a minha parte, nada de comprar coisas inúteis, separo o lixo para reciclagem e o que eu mais gosto: vou a todo lugar com a minha "eco bag"...Rs.