domingo, 7 de fevereiro de 2010

minha Torta de Palmito

Queridas(os) recomendo que façam esta delícia, seguindo direitinho como coloco aqui não haverá erro, aguardo seus comentários após experimentarem esta receita.
Abraços, Toca dos Gatos.



Recheio:
*Faça primeiro o recheio, deixe amornar bem, para depois colocar sobre a massa crua.
*Se colocar o recheio quente a massa ficará encruada, não ficará crocante.

Fiz meu recheio assim:
Dourei uma cebola picadinha com 1 dente grande de alho em um fio de zeite. Adicionei uma cenoura grande raladinha em ralo grosso (tipo queijo), 1 batata grande também ralada. Refoguei bem, adicionei um cálice pequeno de molho de tomate refogado, uma pitada de páprika picante, coloquei um vidro grande de palmito bem picadinho. Adicionei uma xícara de água e deixei cozinhar bem. Quando vi que os legumes estavam cozidos, adicionei1 lata de milho verde e 1 lata de ervilha. Corrigi o sal e tornei o recheio mais cremoso adicionando 2 colheres (sopa) mal cheias de amido de milho dissolvido num tequinho de água. Mexi bem, cozinhei mais um poquito só e reservei para usar depois.

Massa:
Coloque em uma vasilha,
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de amido de milho
1 ovo
1 1/2 xícara de óleo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
de 1 a 1 1/2 xícara de leite.
Misture os ingredientes secos na vasilha, coloque o óleo, vá mexendo, formará já uma massa, mas não se assuste, vá adicionando o leite, que a massa vai ficando mais leve, mais incorporada, cada vez soltando mais das mãos, formando uma bola. Nesta aqui da foto foi uma xícara de leite.
Leve a massa para a geladeira e deixe descansar por meia hora.
Após, forre uma forma no fundo e laterais, coloque o recheio, cubra e leve a assar em formo médio até ficar levemente dourada.

Bom petit.

5 comentários:

Journal Kittens disse...

Eu adoro cozinhar, mas não conhecia a torta de palmito... Normalmente eu sempre cozinho receitas francesas, adorei o post, estou louca para testar pq adoro palmito, qd testar deixarei aqui um comentario. Bjs

Journal Kittens disse...

Uma perguntinha, é tão dificil fazer receitas sem balança, como é a sua xicara? eu nunca fiz receitas usando! ;)

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Querida, faça sim, tenho certeza que você vai amar, ainda mais se já gosta de palmito.
Eu uso uma xícara meio grandinha, cabe uns 250 ml de líquidos dentro. Creio que assim fica mais fácil para vocÊ visualizar. Beijos, me conte depois que provar, ok? Beijinhos e bitoquinhas nos peludinhos.

Journal Kittens disse...

Agora ficou mais facil! pq existem xicaras de tantos tamanhos! :p
Mt obg, assim que for no supermercado comprarei o palmito para testar! ;) Ja que gostas de receitas, se quiser alguma eu posso mandar para vc! bjs

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Olá, já te enviei um e-mail.
Quando você tiver um tempo, me envie sim, assim que fizer postarei aqui no blog para compartilhar com todos. Abraços, e bitoquinhas nos seus ^.^