terça-feira, 9 de março de 2010

Criando Oportunidades

Como Criar oportunidades e aproveitar as que aparecem?
A vida está cheia de oportunidades. No entanto, nem todos percebem isso. Alguns deixam oportunidades maravilhosas escapar por entre suas mãos e até sem perceber.
Aqui vão algumas dicas para criar oportunidades e para aproveitar as oportunidades que batem à porta:

a) Evite o preciosismo –
Nada pior que um atacante de futebol que dentro da pequena área dribla, faz bonito, tem um ótimo domínio de bola mas pelo seu preciosismo não chuta no gol na hora devida e perde a oportunidade.
Também na vida pessoal e nos negócios isto acontece.
Explico: alguns esperam que tudo esteja perfeitamente bem para chutar no gol. Esperam aquele momento perfeito aparecer para fazerem algo. E como raramente todas as coisas estão perfeitamente bem deixam oportunidades claras escorrerem pelos dedos.

b) Algumas portas somente se abrem à medida que andamos –
Tenho uma loja num shopping center da minha cidade. Entrei em contato com uma pessoa que trabalhava com uma linha interessante de artesanato. Fui até ela e disse que precisava de algumas peças para analisar e que, se gostasse, passaria a comprar um valor considerável todos os meses.
Resultado? Ela nunca me entregou o mostruário e quem sabe esteja reclamando da crise mundial e da falta de oportunidades do país

c) Um trabalho mal feito fecha oportunidades –
Contratei um marceneiro para realizar um pequeno reparo aqui em casa e para fazer uma prateleira na cozinha. Até cai na besteira de pagar metade adiantado. O homem nunca mais voltou e por ficar com uma quantia irrisória de 90 reais perdeu a oportunidade de vender um móvel que comprei em seguida de outro fornecedor por R$ 4.000,00.

d) Se alguém lhe prometeu algo, agarre com unhas e dentes –
Se alguém lhe prometeu algo, uma oportunidade ou coisa parecida corra atrás rapidamente. Isto mostrará que você está interessado e você não correrá o risco da pessoa mudar de opinião.

e) Esteja na vitrine –
Acredite: até de uma falência podemos abrir oportunidades. Aprendemos como não fazer muitas coisas, aprendemos coisas que só aprenderíamos se tivéssemos nos lançado e arriscado.
É bem provável que depois de alguns fracassos tenhamos sucesso e este sucesso compense financeiramente todos os fracassos anteriores.

f) Esteja preparado –
Sabe aquele curso de inglês? Aquele curso de computação? Espanhol? Seminário de gestão? Pois é, muitas vezes perdemos oportunidades preciosas porque preferimos ficar estagnados na nossa formação enquanto outros continuam se aperfeiçoando.

g) Temos medo de tentar e do que os outros vão pensar –
Ai mas se der errado, ai mas o que os outros vão pensar, ai mas eu já fui diretor de tal e agora começar de tão baixo.
Alguns não criam oportunidades por medo do que os outros vão pensar. Que bom que Silvio Santos não teve vergonha de vender latinhas de cerveja na rua, que um médico não teve vergonha de assumir a padaria do pai falecido vindo a formar a maior rede de fast food árabe do mundo.

h) Acho que não vai dar certo –
Achologia é a ciência do século. “Não adianta tentar. Isto não é para você! Acho que nunca vão lhe aceitar.”
Não dê ouvidos àquilo que as pessoas acham. Tente mesmo que não funcione.

i) Cultive relacionamentos –
50% dos negócios mundiais são feitos com amigos. Então não é preciso dizer que não adianta ter uma excelente formação sem conhecer outras pessoas.
Acredite: você tem mais chances de ser contratado quando conhece muitas pessoas.

j) Cultive a percepção, a criatividade e o otimismo -
Estas três ferramentas são imprescindíveis para enxergarmos a oportunidade.
Faça cursos e leia coisas para o desenvolvimento destas áreas.

Então é isso, espero que tenhas gostado deste artigo e que este trabalho abra oportunidades para você e, por que não, para mim!
por: Daniel Godri Jr

.........................................................

Que este texto seja uma alavanca que impulsione você para a frente. Na vida as vezes nos falta uma palavra, um conselho que abra a mente para uma vida mais feliz e realizada. Te desejo toda a sorte do mundo, sejas muito feliz. Abraços fraternos da Toca dos Gatos.

5 comentários:

Mírian Martins disse...

Boa tarde Ana!!
Lindo texto!!
Mais uma vez agradeço pelo selinho.
É sempre bom lêr bons textos, palavras edificantes...muitas vezes uma única palavra faz toda a diferença dependendo da situação em que seu dia se encontre.
Beijokasssssssss

Cães e Focinhos disse...

NOSSA ADOREI,ESSAS DICAS SAO REALMENTE A VERDADE,PARECE QUE FOI P MIM,KKK
E MEUS CAES GRAÇAS A DEUS ESTAO TODOS BEM,DEPOIS DE UMA SEMANA BEM DIFICIL ESTO NO CEU DE NOVO,E VC COMO ESTA? E SUAS CRIANÇAS?

Liz. disse...

Adorei o texto! Beijos!

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Minhas amigas, obrigado pelos comentários sempre tão edificantes. Bernardete, que glória saber que seus meninos estão em bons dias!!! Que assim se sucedam, para te trazer cada vez mais alegrias, vocês merecem ser FELIZ!!!
Beijos, tudo de bom, sempre.

Adriane disse...

Olà Ana Clara,

esse texto caiu pra mim como uma luva.
Estou passando por um momento dificil em que tenho que tomar uma decisão muito importante e foi muito bom ler essa mensagem.
Abraços!!