terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Convite

Não me interessa saber como você ganha a vida.
Quero saber o que mais deseja e se ousa sonhar em satisfazer os anseios do seu coração.
Não me interessa saber a sua idade.
Quero saber se você correria risco de parecer tolo por amor, pelo seu sonho,
pela aventura de estar vivo.
O que eu quero saber é se você já foi até o fundo de sua própria tristeza,
se as traições da vida o enriqueceram ou se você se retraiu e se fechou, com medo de mais dor. Quero saber se você consegue conviver com a dor, a minha ou a sua, sem tentar escondê-la, disfarçá-la, remediá-la.
Quero saber se você é capaz de conviver com a alegria, a minha ou a sua,
de dançar com total abandono e deixar o êxtase penetrar até a ponta dos seus dedos...
... sem nos advertir que sejamos cuidadosos, que sejamos realistas, que nos lembremos das limitações da condição humana.
Não me interessa saber se a história que você me conta é verdadeira.
Quero saber se é capaz de desapontar o outro para se manter fiel a si mesmo.
Se é capaz de suportar uma acusação de traição e não trair sua própria alma, ou ser infiel e, mesmo assim, ser digno de confiança.
Quero saber se você consegue viver com o fracasso, o seu e o meu, e ainda assim pôr-se de pé na beira do lago e gritar para o reflexo prateado da lua cheia: Sim !
Não me interessa saber onde você mora ou quanto dinheiro tem.
Quero saber se, após uma noite de tristeza e desespero, exausto e ferido até os ossos, é capaz de fazer o que precisa ser feito para alimentar seus filhos.
Não me interessa o que você conhece ou como chegou até aqui.
Quero saber se vai permanecer no centro do fogo comigo sem recuar.
Não me interessa onde, o que ou com quem estudou.
Quero saber o que sustenta, no seu íntimo, quando tudo mais desmorona.
Quero saber se você é capaz de ficar só consigo mesmo e se nos momentos vazios
realmente gosta de sua companhia.
Ana Lúcia

2 comentários:

Gisa disse...

Lindo texto, que se traduz em três palavras principais: coragem, fé e amor. Beijos

Maira disse...

Nossa, que lindo... é para refletir mesmo!
bjs.