domingo, 23 de novembro de 2008

CUIDADO! - As Festas estão chegando...



CUIDADOS PARA A NOITE DE VIRADA DE ANO
- FOGOS DE ARTIFÍCIO -

Os fogos da virada de ano são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães.
É grande o número de fugas e a consequente perda do animal(desaparecimento), atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamentos com as próprias coleiras, afogamentos em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, além de paradas cardio-respiratórias, etc.
O pânico desorienta o animal e o deixa em desarmonia com o ambiente. Isso não é bom para ele, e em se tratando de cães de grande porte, passa a ser também muito perigoso para as pessoas.
Procure evitar tudo isso garantindo condições mínimas de segurança, evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos), passe-lhe paz e tranquilidade, e a sensação de que tudo está bem e sob controle. Reações de medo, susto e espanto demonstradas pelo(s) dono(s) e/ou outras pessoas, o deixarão inseguro, o que pode reverter em agressividade, fuga, e/ou farão com que ele procure tomar o controle da situação.
Cães são lobos domesticados, que por natureza identificam e respeitam um lider. Não havendo o lider, ele o será.
Situações de descontrole e desordem são propicias para que tente assumir a liderança. (( É ai que entra a voz decomando)).
As consequências dos acidentes anteriormente citados, são sérias mutilações e ferimentos, o aumento de animais perdidos nas ruas (vindo a somar com os que já são animais de rua, o que é um grave transtorno p/ aqueles que se dedicam a trabalhar com a causa), além é claro, da dor da perda definitiva de seu animal estimado.
Tudo isso pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade.
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos, assim como calmantes naturais que apresentam resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse. (consulte o veterinário)

*Todos os anos, nos primeiros dias de Janeiro são facilmente identificados animais desorientados e perdidos pelas ruas, de certa forma condenados.

PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS.
VAMOS PREVENIR?
BICHARADA PASSA PRA DENTRO
O pânico e desespero dos animais devido à queima de fogos no reveillon, resultam em:
- FUGAS se tornando animais perdidos, atropelados e que vão provocar acidentes
- SUICÍDIOS enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompe-la para fugir; atirando-se de janelas; batendo a cabeça contra paredes ou grades
- GRAVES FERIMENTOS quando atingido ou sem saber abocanhando um rojão achando que é algum objeto para brincar
- TRAUMAS com mudanças de temperamento para agressividade
- CONVULSÕES (ataques epileptiformes)
- MORTE E ALTERAÇÃO DO CICLO REPRODUTOR dos animais da fauna silvestre
EM PAÍSES DA EUROPA SÓ É PERMITIDO SOLTAR FOGOS EM ÁREAS PREVIAMENTE ESTABELECIDAS PARA NÃO PREJUDICAR A FAUNA.

RECOMENDAÇÕES

1 - acomodar os animais dentro de casa em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um rádio ligado com música
2 - procurar um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabaram se enforcando em função do pânico.
3 - fechar portas e janelas para evitar fugas e suicídios
4 - dar alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar
5 - cobrir gaiolas de pássaros e checar cercados de animais (cabras ,galinhas etc.)
6 - não deixar muitos cães juntos, pois excitados pelo barulho brigam até a morte.

PREVENIR É O IDEAL POIS SÃO POUCOS OS VETERINÁRIOS DISPONÍVEIS NO PRIMEIRO DIA DO ANO.*

Divulgue essa mensagem não só pela Internet, mas pelo telefone aos seus amigos, parentes e vizinhos, assim com em seu bairro, no trabalho, etc.
*Um só animal que seja desviado das consequências desse fenômeno, já nos terá valido todo esforço.
Informações em SC:
Instituto Ambiental Ecosul de SC
Fone: 48-9972.1522 -

Nenhum comentário: