domingo, 11 de outubro de 2009

Receita antiga na família

Queridos, hoje vou deixar aqui uma receita que minha avó fazia e que minha mãe aprendeu e hoje eu é que faço aqui em casa. E lá se vão quase 50 anos nisso... ops, vamos deixar isso pra lá.
Vamos à receita:

Rocambole de Amendoim
Ingredientes da massa:
2 ovos
50 gr de fermento para pão
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 1/2 copo com água morna
3/4 de copo de óleo
aproximadamente 1 kilo de farinha de trigo.

Ingredientes do Recheio:
500 gr de amendoim torrado e moido (pode ser com pele, fica mais escurinho e saboroso)
1 copo de açúcar
3 colheres (sopa) de achocolatado
fios de óleo

Modo de fazer:
Dissolva o fermento em 1 colher de açúcar (é só ir friccionando que o fermento fica líquido), junte o resto do açúcar, a pitada de sal, os ovos inteiros, a água morna, o óleo e vá acrescentando a farinha até que desprenda da mão sem que fique muito dura. Sove um pouco a massa, divida em 4 porções, abra amassa com o rolo em mesa polvilhada, faça uma farofa com o recheio, reparta em 4 porções, jogue sobre a massa, regue com mais um pouquinho de óleo (para não ficar muito solto da massa), enrole o rocambole. Faça isso com as 3 outras partes restantes.
Leve em forma (não precisa untar), cubra com um saco plástico e deixe descansar para crescer. Se quiser, pincele com gema e leve para assar.

Esta foto é em outro dia, a mesma massa mas recheada com pedaços de goiabada.

Neste dia abaixo fiz a mesma massa mas com o seguinte recheio:

1 ricota de 500 gr amassada com o garfo, 200 gr de frutas cristalizadas, 2 colheres (sopa) de margarina, 1/2 copo de açúcar e casca de limão ralada. Gente!! Vocês não fazem ideia do cheiro que ficou em casa na hora de assar. Façam e me contem.


Um comentário:

Tuka disse...

Hummm...
Um dia ainda iremos fazer um lanchinho juntas...rsrs...
beijinhos...