domingo, 4 de maio de 2008

Campanha "Ensine seu Dono"


Campanha "Ensine seu Dono"

Não são só os pássaros que têm sabedoria e observam muita coisa esquisita nas cidades: nós cães e gatos também.
Meu dono sempre recolhe meu cocô com um saquinho plástico.
Outro dia, ele ofereceu para uma moça que vinha com um cachorro "gatíssimo" que ia precisar. Aí ela olhou feio pro meu dono e respondeu:
"Não obrigada! A chuva vai lavar mesmo...".
Aí eu e o "gatinho" nos olhamos e olhamos pro céu, azul, azul, e não entendemos nada.
O que deu prá entender, é que aquela moça é uma das pessoas que deixa as necessidades do seu amigão na calçada, todo dia, e é um tal de todo mundo pisar, inclusive nós, os outros cães.
Fica tudo sujo, e todo mundo acha ruim, até eu.
É por isso que um monte de gente olha torto para os cães.
Mas afinal, quem faz a gente parecer mais sujão, mais bravo, ou mais bôbo é o dono da gente. Então eu penso, como é bom ter um dono como o meu, que PENSA nestas coisas!

Meu dono trabalha fora, e eu fico sozinha durante o dia.
Dá um aperto no coração de tanta saudade, mas eu não choro, porque ele me leva passear antes de sair e à noite, logo que chega. Eu já sei e até pego minha coleira! Além disso, ele deixa uma bola de meias dele na minha cama o que, além de divertido é legal, porque eu sinto o cheiro dele, e dá menos saudade. Então eu penso, como é bom ter um dono como o meu, que sabe que eu também SINTO!

Eu sou uma vira-lata (SRD - Sem Raça Definida), de 7 anos, adotada há 3, da rua. A primeira coisa que o meu dono fez, foi me levar num cara legal (veterinário), que me examinou, me deu remédio prá barriga (vermífugo) e me deu uma injeção para que eu não ficasse doente (vacina anti-rábica e polivalente).
Aí, depois de um tempo, eu lembro de ter voltado lá, prá fazer uma operação para eu não ter mais filhotes (castração), o que é muito bom, porque eles morrem aos montes nas ruas, sem dono, e é muito triste.
Fiz até uma amiga lá na clínica, a Fifi, uma gatinha (quem diria!) também operada, que me contou que diminui bastante a possibilidade da gente ter aquela doença que quase sempre mata as fêmeas não castradas (câncer de mama).
Então eu penso, como é bom ter um dono como o meu, que me AMA!

Tem gente que prefere cachorro de raça, mais famoso, da moda e tem gente que prefere gato. Tem gente que compra de canil, porque acha que é melhor; de feirinha, porque é mais barato, e tem gente que adota, como o meu dono. Tem gente que até joga fora...
Na verdade, somos todos iguais. Não somos coisas e sim SERES VIVOS, como nossos donos, os pássaros, os animais da fazenda, as árvores e a graminha onde fazemos pipi.
E ninguém que SENTE, gosta de ser maltratado ou maltratar.
Ninguém que SABE DAS COISAS, destrói mas sim, preserva.
Ninguém que OBSERVA, como os pássaros e nós, cães e gatos, consegue entender porque ainda tem tanta gente que desrespeita o seu semelhante...
Afinal, quem é que tem o tal do raciocínio?!
Realização e Propriedade Intelectual
:gentequefaz@mondocane.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

ola, por favor alguem pode me dar uma luz???
tenho uma gata linda e amada, q esta cm um ano, e resolvemos adotar uma outra gatinha(tem no maximo 2 meses, foi achada na rua) p lhe fazer cia, brincarem, enfim...mas, a "dona" da casa esta furiosa, sempre foi meiga e adorava uma festinha e agora esta arisca, sempre rosnando p nós(os pais), a gatinha bb chegou cá fazem 2 dias e ainda n estiveram juntas, cada uma num canto...sempre separadas, hj (3 dia) a Bastet(dona d casa) q escutou o miado da outra...e esta reagindo mt mal, li muitas coisas sobre a adaptaçao e estou fazendo tudo como deve ser.
o que devo fazer???
isso eh normal??ela vai voltar a ser a nossa gatinha mimosa??
Se alguem ja passou por isso, please, preciso de uma luz!!
obrigada.

lu (luciene.escobar@gmail.com)