domingo, 28 de junho de 2009

Começando por você...


Não se sinta culpado em pensar em si próprio.
Se quer colaborar com o mundo, comece por você

Martha Medeiros

Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente a sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver a seu lado". E a imagem no monitor mostrava justamente isso, uma mãe colocando a máscara no filho pequeno, estando ela já com a dela.
É uma imagem um pouco aflitiva, porque a tendência de todas as mães é primeiro salvar o filho e depois pensar em si mesma. Um instinto natural da fêmea que somos, todas. Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como poderíamos ajudar quem quer que seja estando desmaiadas, sufocadas, despressurizadas?
Isso vem de encontro a algo que sempre defendi, por mais que pareça egoísmo: se quer colaborar com o mundo, comece por você.
Tem gente à beça fazendo discurso e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Trabalham naquilo que não gostam, não se esforçam para manter uma relação de amor prazerosa, não cuidam da própria saúde, não se interessam por cultura e informação e estão mais propensos a rosnar do que a aprender. Com a cabeça assim minada, vão passar que tipo de tranqüilidade adiante? Que espécie de exemplo? E vão reivindicar o quê?
Quer uma cidade mais limpa, comece pelo seu quarto e seu banheiro. Quer mais justiça social, respeite os direitos da empregada que trabalha na sua casa. Um trânsito menos violento, é simples: avalie como você mesmo dirige. E uma vida melhor para todos? Pô, ajudaria muito colocar um sorriso neste rosto, parar de praguejar, encontrar soluções viáveis para seus problemas, dar uma melhorada em você mesmo. Tudo o que nos acontece é responsabilidade nossa, tanto a parte boa como a parte ruim da nossa história, salvo tragédias pessoais e abandonos sociais. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo, ao contrário dos que viram uns chatos.
Antes de falar mal da Caras, pense se você mesmo não anda fazendo muita fofoca. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua e nem de usar o carro desnecessariamente. Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer salvá-lo? Garanta-se primeiro. Não se sinta culpado em pensar em si próprio. Cuide da sua saúde. Arrume o que é seu. Agora sim, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz.

sábado, 27 de junho de 2009

As razões do Coração

As razões do coração
© Letícia Thompson
O coração pensa. Pensa sim, embora muitos achem que não. Ele apenas não reflete...
Entre pensar e refletir existe uma distância enorme. Quem pensa, pensa; quem reflete, mede conseqüências. E conseqüência é uma palavra que o coração desconhece.
Se o próprio amor conhece mil razões para se deixar levar pelo barco da situação, o coração, este, conhece milhares delas. Mesmo se nem disso ele é consciente. Ele sente e pronto.
Futuro? O que é o futuro? Tá tão distante que a vista não alcança; passado, desconhecido. O que dizem, o que pensam não conta. Mesmo o presente é limitado, pois resume-se ao sentimento de amar e de querer. Nada mais.
Coração vive de emoção, daquilo que é a razão mesmo do que o faz vibrar. Quando ele é o guia, perdemos todo o controle do que somos, do que pensamos, do que queremos.
Só uma água é capaz de matar essa sede: o prazer de ver-se no ser amado, de sentir-se no ser amado, de viver e morrer pelo ser amado. Nada mais no mundo importa.
Só mesmo o coração é capaz de tantos erros e tantas desculpas, tantas mágoas e tantos perdões, tantas condenações e tantas absolvições.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

especialmente para você que me acompanha...

Olá, meus queridos amigos, visitantes ou não, frequentadores assíduos deste blog, aos queridos Seguidores, passei aqui para lhes dar um beijinho carinhoso, agradecer suas palavras sempre tão gentis e que muito me animam, me aquecem o coração. Que vocês tenham lindos dias, sempre, e que aqui encontrem momentos de alegria, de emoção, de arte e afeto.
Um abraço bem apertado em vocês, sintam-se queridos aqui, pois cada página, cada imagem ou palavra que posto aqui é pensando especialmente em vos tornar feliz seu dia.
Sempre, Toca dos Gatos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Kit Momentos - para imprimir

Saindo do forno, quentinho para os amigos, este kit que se presta bem para um Correio Elegante (chique no úrtimo). Escreva uma bela mensagem que toque no coração do seu "AMÔ", e envie pra ele (a) antes que o Arraiá termine, sô!
E Viva São João!

Torta Creme de Milho Verde

Vamos aproveitar os últimos dias das Festas Juninas, provando esta deliciosa torta de Milho Verde. Afinal, tem São João e São Pedro, tem arraiá neste final de semana!
Simbora!!!

Ingredientes
Massa

• 100g de margarina
• 1 ovo

1 clara
• Sal a gosto
• 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Recheio
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 1 cebola pequena picada
• 1 dente de alho picado
• 3 latas de milho verde escorridas
• 1 lata de creme de leite
• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 4 colheres (sopa) de leite
• Sal e pimenta a gosto
• Salsa picada a gosto
Modo de preparo
Massa:

Em um recipiente, coloque a margarina, o ovo, a clara, o sal e a farinha e trabalhe a massa até que solte das mãos. Cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio:
Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Junte o milho verde e refogue por 3 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata metade do milho no liquidificador. Volte à panela com restante do milho, junte o creme de leite, o amido de milho dissolvido no leite, o sal, a pimenta e mexa sem parar no fogo brando até engrossar. Desligue o fogo, misture a salsa e deixe esfriar.
Montagem:
Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 20cm de diâmetro com fundo removível. Reserve um pouco de massa para a decoração. Coloque o creme de milho, decore com as tiras de massa e leve para assar no forno preaquecido a 200º por 35 minutos aproximadamente ou até dourar.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dia de Faxina

Queridos, segunda-feira, princípio de semana, creio que esta mensagem vem bem a calhar para todos nós pararmos para refletir, arrumar nosso armário interior... estou precisando muito fazer isto.
Por isto postei hoje esta mensagem, pois cabe a mim, em primeiro lugar fazê-lo, e vocês, acaso precisem também, aproveitem esta dica.
Abraços fortes, em todos vocês, meus queridos e minhas queridas.


DIA DE FAXINA
Estava precisando fazer uma faxina em mim...
Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados...
Então tirei do fundo das gavetas, lembranças que não uso e não quero mais!
Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões...
Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nuca dei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que nunca li.
Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas... e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência!...
Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...
Mas lá também havia outras coisas... e, belas!!!
Um passarinho cantando na minha janela... aquela lua cor de prata, o pôr do sol...
Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças.
Sentei no chão para poder fazer minhas escolhas.
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante!
Outras coisas que ainda me magoaram, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.
Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos.
Como foi bom relembrar tudo aquilo!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.
Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem a minha frente, coloquei a minha capacidade de amar...
E principalmente de RECOMEÇAR...
Rosy Beltrão

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Almofada Gatinho Branco

Hummmm, que delicia esta almofada feita em um plush bem fofinho...
Salvem as imagens, ampliem bem os moldes para ficar bem grande e fofa.
Se fizerem pequeno, em feltro ou outro tecido, colocando um saquinho plastico com areia dentro,
vira um lindo peso de porta.
Enfim... Usem a criatividade e abusem desta fofura.
Recebam o abraço fraterno da Toca dos Gatos.








quinta-feira, 18 de junho de 2009

Donut´s

Gente, com este frio que está fazendo nestes dias, nada como uns bolinhos e um chá bem quentinho.
Espero que apreciem, Toca dos Gatos.



Donuts
Ingredientes:
MASSA:
1 tablete de fermento biológico fresco
3 colheres (sopa) de Açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
2 colheres (sopa) de margarina
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
GLACÊ:
1/2 xícara (chá) de Açúcar
1 colher (sopa) de água quente
POLVILHAR:
Açúcar a gosto
PARA FRITAR:
óleo

Preparo:
MASSA:
Dissolva o fermento no Açúcar . Junte os demais ingredientes e amasse bem.
Coloque em uma vasilha, cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até dobrar o volume Extenda sobre a mesa enfarinhada em uma espessura de 1 cm
Corte rodelas de 7 a 8 cm de diâmetro com o cortador e no centro, retire um círculo de 2 a 3 cm Deixe descansar por mais 15 minutos.
Frite em bastante óleo quente, dourando dos dois lados.
Escorra sobre papel absorvente
GLACÊ: Dissolva bem o Açúcar com a água
Espalhe sobre os donuts e deixe secar bem
Sirva a seguir
Se preferir, polvilhe fartamente com açúcar os donuts ainda quentes
RENDIMENTO: 12 a 14 porções

Mensagem deste dia

Quando a tristeza,
por qualquer razão,
se abater sobre teu espírito,
levanta-te, olha para frente
e sinta que a vida corre lá fora:
as árvores, as plantas, a constelação,
o mar...
É a vida alegre de uma natureza
inteira, que foi feita para ti!!!.
Pense... Aja...
Fale e viva como quem tem da vida,
o sabor da vontade,
do amor e do bem-querer.
Não deixes que as confusões do mundo
perturbem o teu espírito,
desviando-o do seu caminho
e quebrando a tua harmonia...
Sejas forte em tua caminhada
pelo tempo.
As estradas da vida
nem sempre são planas e lisas...
São subidas e descidas,
retas e curvas, poeira,
noites, tempestades.
Mas tu não podes desistir!!!
Vá em frente.
E se tu tropeçares, não desanimes.
Retires sempre algo de bom e proveitoso
nas dificuldades
pelas quais tu passares
e das adversidades
que te querem atropelar.
Não fiques aumentando dentro de ti
as intempéries.
Pense em Deus e renove
Nele a tua esperança,
a tua fé e as forças
que tu precisarás
para enfrentar a caminhada
de um novo dia.
Se tu te sentires sozinho
ou a tristeza tomar conta
de teu espírito,
assim como uma nuvem pesada
escurecendo o céu da tua alma,
não te entregue ao desânimo
que porventura te abata.
Tomes este estado como...
passageiro.
Conscientiza-te de que dentro de ti,
lá no fundo mais profundo do teu ser,
há uma energia,
partícula de energia divina,
que te faz forte, poderoso e respeitado.
Tenha certeza disso,
afugente de ti toda a tentação do medo
que te diminui e te faz pequeno demais.
Ter tantas razões para ser forte,
guardar tanta energia para crescer
e ao mesmo tempo,
ter medo da vida é ser covarde.
Não o seja!
Sigas em frente.
Não olhes para trás,
senão para escolher as lições
que o passado tem para te dar,
como estímulo para o teu futuro.
Se caires, levanta-te.
Se atrasar, não desanimes.
Vá sempre caminhando
em direção aos horizontes,
em busca de tua estrela maior.
Vá com as forças que Deus te deu,
mais depressa ou, quem sabe,
vagarosamente.
Mas vá sempre em frente,
certo de que o teu destino maior
não é chegar já,
mas chegar bem,
ao endereço de tua felicidade!!!

domingo, 14 de junho de 2009

... de Lourival Lopes


Você sofre quando não ligam para o que você sente?
Quando isso ocorre, vem a raiva ou o desprezo
contra quem assim age conosco.
Mas, pensemos bem.
Talvez a pessoa de quem requeremos atenção
esteja mais necessitada do que nós.
E nem tem como expressar as suas dores.
É como reclamar de dores nos pés para
quem não tem pernas.
Então, pergunte-se:
Não tenho condições de
eu mesmo resolver os meus problemas?
Procure e achará os meios, certamente.
Não procure nos outros o que você
pode encontrar em si mesmo.
Lourival Lopes
Extraído de "Caminho Seguro"

Esperando por ti

"Coloca, nas janelas da tua alma,
o amor, a bondade, a compaixão, a ternura
para que alcances a felicidade.
Amando, ampliarás o círculo dos teus afetos
e serás, para os teus amigos, uma bênção.
Faze o bem, sempre que possas.
E se a ocasião não aparecer,
cria a oportunidade de servir.
Deste modo, a felicidade estará esperando por ti."
(Mensagem Angels)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Reconstrua


"Se um dia alguém fizer com que
se quebre a visão bonita que você tem de si,
com muita paciência e amor, reconstrua-a.
Assim como o artesão recupera a sua
peça mais valiosa que caiu no chão,
sem duvidar de que aquela
é a tarefa mais importante,
você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás.
Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro,
para bem dentro de você
e faça dali o seu lugar de descanso,
conforto e recomposição.
Crie este universo agradável
para si e seja feliz.
O mundo agradecerá o seu trabalho."
(Brahma Kumaris)

Quando você...


Quando você...
Quando você achar que se encontrou,
pode apostar que se perdeu.
Quando sentir que o fim chegou,
creia, tudo está apenas recomeçando.
Quando a certeza preencher ás dúvidas,
busque outra opinião.
Quando a verdade surgir, duvide,
pois a verdade é apenas a foto de um momento,
um retrato 3x 4 de um dos lados da vida.
E se voce vagar cheio de duvidas,
se não souber para onde ir,
estará pronto para descobrir, que "nada somos",
que dependemos imensamente do outro "eu",
que existe no próximo e que nem sempre enxergamos,
que dependemos uns dos outros,
para nos completarmos.
Por isso, neste dia que se inicia,
não se apegue demais ao bom momento,
a alegria dessa data será passageira.
Nem se fie demais na dor, seja ela qual for,
ela também será esquecida com o passar dos dias,
assim, somos hoje, reflexo de ontem,
e seremos amanhã, frutos maduros de hoje.
Viva a vida com a certeza de ser construtor,
"o que faz o destino, o que cria caminhos",
descobrir-se capaz de criar, modificar,
estabelecer e recomeçar, rir ou chorar,
essa é a sua bandeira: construir um dia,
para fazer um novo tempo, tempo de ser feliz.
Paulo Roberto Gaefke

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Camiseta com Gatos aplicados

Amigos e visitantes, infelizmente eu não tenho o risco para deixar aqui com vocês, mas creio que as habilidosas mãos abençoadas de vocês o farão com maestria.
Com a proximidade do Dia dos Namorados e com o tema deste blog - GATOS, unimos o útil ao agradável nesta bela peça.
Espero que gostem e façam. Abraços fraternos da Toca dos Gatos.


Camiseta Gato Namorado

Material:
1 camiseta
Tecido de algodão (100%)
Termocolante (entretela com cola nas duas faces)
Lápis
Risco de gato namorando
Linha
Agulha
Tesoura
Ferro de passar roupa

Modo de fazer:
Tirar o desenho com lápis na termocolante
Recortar.
Colar na camiseta.
Passar ferro de roupa em cima do aplique.
Fazer o ponto caseado com linha de bordar.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Falando sobre Estresse nos animais

Queridos amigos, companheiros e amantes de animais, o artigo abaixo fala sobre como nossos bichinhos são afetados também pelo mal do século, o estresse.
Vão clicando sobre as imagens para que possam ler o artigo, entender melhor e poder ajudar seu bichinho, ou de outrem que possa estar passando por tal situação.
Abraços, Toca dos Gatos.




quinta-feira, 4 de junho de 2009

Se eu pudesse falar


SE EU PUDESSE FALAR
Não passe tão indiferente
só porque eu não sou gente,
só porque não sei falar.
Também sou um ser vivente
sinto as dores que você sente,
mas não posso me expressar.
Sou um bicho abandonado,
pela vida maltratado,
quase sempre escorraçado,
até mesmo apedrejado!
Vivo sedento e faminto,
ninguém quer saber o que sinto!
Se fico doente e triste
vejo logo um dedo em riste
E vem a sentença fatal:
- Melhor matar este animal!
- Ele deve estar raivoso!
Para sua comodidade vive dizendo inverdade
fazendo muita maldade
seu mentiroso
mesmo que esteja raivoso
já foi descoberta a vacina.
Mas para a sua raiva humana
ainda não existe remédio,
nenhuma medicação
com toda sua evolução,
na história da medicina!
Você mata o próprio irmão
faz guerras, assalta,
mata com ou sem razão,
as vezes por ambição
É bem pior que eu!
que chamam de vira-lata!!
Olhe bem pro meu semblante!
- Estou triste, apavorado!
pois, a qualquer instante
posso ser sacrificado!
Mas você não se importa
nem com o seu semelhante!
Você sim, está doente, egoísta, indiferente.
Mas se algo ruim lhe acontece
logo lembra que há Deus,chora, reza e faz prece...
Mas Deus só ajuda
aquele que de todos se compadece.
Lembre-se do que escreveu
São Francisco de Assis:
QUEM MALTRATA UM ANIMAL
JAMAIS PODERÁ SER FELIZ!
(Autor Desconhecido)

Bolo Pamonha e Docinho de São Pedro

Com as Festas Juninas aí, deixo aqui duas receitas que servirão para o seu arraiá ou para levar de prenda nas festas da Paróquia, na escola, ou em casa mesmo com a família.
Abram a imagem em uma nova janela, salvem e aproveitem.
Ah, lembrem-se de dar uma passada nos arquivos de junho/2007/2008 porque há mais coisas lá para esta época.
Feliz Arraiá, Viva São Pedro, Santo Antônio e São João.


Felicidade

A felicidade é espiritual.
Não pense em felicidade material.
Você é um ser espiritual.
Como então ter felicidade material?
A "felicidade" do dinheiro, do luxo, é ilusória.
Ela se esvai, deixa o tédio.
A das boas obras, dos bons pensamentos,
permanece para sempre.
O amor é a base dessa felicidade.
Seja alegre.
Tenha pensamentos positivos.
Busque um ideal.
Dê boas sugestões aos outros.
A sua felicidade cresce a cada dia.
É sabedoria usar das possibilidades materiais
para alcançar a felicidade espiritual.
Lourival LopesExtraído de "Gotas de esperança"